segunda-feira, outubro 24, 2005

Era uma vez...

Bom, toda a gente que me conhece (acho eu) sabe como sou aversa à teoria da evolução das espécies do Darwin e que até na universidade me veio bater à porta com o Prof. de Tecnologia. Entretanto, por causa do apoio escolar que estou a dar a alunos do sétimo ano, tenho estado a rever toda essa matéria e é interessante as diferenças de ensino da dita teoria. Já sei que me vão dizer que estou a ser mázinha, mas não resisto a comentar algumas definições do livro de história do 7º ano.
1º - o primeiro hominídeo evoluído de um ramo dos símios - o australopithecus - surgiu porque foi para a savana.
... logo.... posso depreender que se hoje mesmo metermos um macaquito na savana, certamente evoluirá! Então porque não se experimenta? Assim passava-se de uma vez por todas da Teoria da Evolução para a Certeza da Evolução!

2º - O volume do cérebro aumentou, consequencia da posição vertical e libertação da mão.
... logo... se andarmos curvados e não usarmos o polegar, há possibilidades do cérebro mirrar??

3º - com o aumento do volume do cérebro, há modificações profundas no crâneo e na face: dentes diminuem, mandíbula menos proeminente (...) e desenvolvimento de capacidades intelectuais
... logo... acho que isto é sinal que fomos condenados a pouco osso... se esticou de um lado, automaticamente teve de encolher do outro!

Eu sei que isto são comentários "de ocasião", daqueles que vêem logo à cabeça enquanto se está a ler o manual... mas não resisti! E assim como eu os fiz, mais os fazem! Outra coisa, eu sou do tempo em que a teoria da evolução era dada passo por passo, homo por homo... agora... numa página está explicada toda a teoria! É bom resumir e sintetizar... mas um resumo claro, em condições, com todas as características de cada fase e com uma boa cronologia! Resultado, para os meus explicandos conseguirem perceber a ordem das coisas, lá tenho eu de recorrer ao meu velhinho História 7. Ou será que muitas partes da Teoria tiveram de ser revistas e o resultado é que já não há "provas" de quase nada?

Quanto à Teoria... continuo na minha, como sempre... mas deixo uma pergunta... se realmente se passou assim, porque é que a evolução não continuou?? Porque parou bruscamente? A savana continua aí fora...!!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

nos continuamos a evoluir ana.... temos alguns orgaos vestigiais, novas especies e variantes vao surgindo, outras extinguem se. ja para nao falar no facto de a evolucao ocurrer durante milhoes de anos e nao ser visivel nestes poucos q nos ca vivemos.

a teoria de darwin nao abrange so a evolucao do homem mas sim a evolucao de todas as especies e penso que e bem credivel: nos adaptamo nos ao ambiente e as necessidades. o que esta melhor adaptado sobrevive e reproduz se passando entao essas caracteristicas que o eprmitiram sobreviver aos seus descendentes...

esses comentarios, p mim, sao mm "de ocasiao". se calhar devias ler mais sobre o assunto e podias comecar por um livro de biologia do 12 ano onde realmente aprendemos quem foi darwin. no 7 ano fala se so da evolucao do homem q se baseia mt em vestigios arqueologicos.......

aiai mulher mexeste c os meus nervos agora :P

24/10/05, 21:05  
Blogger David said...

Logicamente não so podem medir as evoluções das espécies em simples centenas de anos. É algo que demora milhões de anos...

E se colocarmos um macaco na savana provavelmente não acontecerá nada... O que aconteceu ao homem foi o resultado de várias condicionantes juntas.

No que diz respeito ao polegar em relação ao crescimento do cérebro é normal... Se temos mais uma "ferramenta" para trabalharmos é normal que o nosso cérebro acompanhe este acréscimo de conhecimento. Tu, quando aprendeste a fazer o teu log criaste várias ligações entre neurónios do teu cérebro, agora imagina se sofresses uma evolução física única!

26/10/05, 14:32  
Anonymous Anónimo said...

Ana tu tás atacada, fez-te mal não teres vindo aos algarves este verão apanhar sol e mar e mar e sol e mar. Que raio não gostas do Darwin porquê? Nunca soube dessa. Olha eu que nunca gostei das aulas de biologia nem de ter de saber o nome de todas as classes e espécies e das células e funcionamentos e nomes dos aparelhos digestivos e excretores dos coelhos e mais dos orgãos reprodutores das flores das montanhas da heidi, adorei a teoria de Darwin, o cérebro aumentou e desenvolveu-se porque o homem passou a ser bípede libertou as mãos deixou de ter de ser tudo à dentada o maxilar pôde assim diminuir deixando mais espaço para a mioleira aumentar e desenvolver, isto ainda hoje faz todo o sentido, pelo menos na minha cabeça, tambem é verdade que nunca estive em nenhuma savana. E que raio é isso da evolução parar repentinamente? Olha só por exemples por exemples os dentes do siso tendem a desaparecer, não é nice? Já não estão cá a fazer nada só chateiam. sílviaxtina

28/10/05, 10:08  
Anonymous Anónimo said...

Já dizia o Miguel Torga:

"Não há Universidade que nos tire da Idade da Pedra Lascada".

Silvia

28/10/05, 17:27  

Enviar um comentário

<< Home