terça-feira, setembro 20, 2005

Século XXI??

Este ano dediquei-me às lides das explicações e apoio escolar (a passar recibos, claro!) e, forçosamente, a lidar mais de perto com o nosso sistema de ensino. Não vou questionar planos curriculares, etc, etc.... apenas vou questionar os professores. Sim, os professores!
Quando tirei o meu curso, frequentei a Escola Superior de Educação (Universidade do Algarve), onde eram leccionados os cursos de professores (francês, inglês, etc.) e lembro-me de pensar para mim própria: "estes é que vão ser os professores dos meus filhos? Não quero!" Claro que nem todos eram maus, mas a mediocridade abafava sempre alguma ponta de inteligencia no meio do leque. Agora, deparo-me com esses mesmos professores (nem todos do mesmo ano/universidade, mas a mediocridade está presente), que realmente vieram confirmar todas as minhas piores expectativas! O conselho que deixo aqui a pais e futuros pais é que quando a vossa criança for para a escola, acompanhem-na bem de perto e (infelizmente) não se fiem 100% nos professores que eles têm. Isto é se querem que os vossos filhos terminem a escolaridade (pelo menos a obrigatória) a saber alguma coisa.
Mas, claro, que saibam também ver quando é que o vosso filho é mais lento na aprendizagem por natureza! Há que considerar as duas coisas!
Enfim, podem gritar à vontade, mas o que eu tenho diante dos olhos é alarmante, alarmante demais para ficar calada!
Século XXI não é sinónimo de evolução!

9 Comments:

Blogger David said...

Cara ana:

Tudo isso se deve ao facilitismo que escolas (como a tua) deram a quem "é" professor.

Garanto-te que nem todas as ESES e outras que tais formam maus professores!

E como podes questionar o profissionais que saem da mesma escola que tu? Não estarás a questionar e a por em causa A TUA formação e A TUA qualidade como profissional?

E se NA TUA ESCOLA se formaram maus professores, que formação terás tu para ensinar!?!?!?!?!?

21/09/05, 00:53  
Blogger anacbrl said...

Caro Vitamina D,
É bom ver que consegui despoletar a aparente indignação a ponto de ter aqui um comentário! Obrigada!
Eu quero acreditar que nem todas as ESE's formam maus professores, mas, infelizmente, é o que vejo no momento!
Questionarei sempre a minha escola, ainda que isso me custe, mas acredito que nessa área devo ser imparcial. Afinal, se questionarmos e falarmos do que está mal no nosso país, podemos ajudar a torná-lo melhor, não achas?
Quanto à minha formação, esta não é na área do ensino e, para poder garantir qualidade aos meus clientes, tive que me empenhar numa auto-formação extra-curricular, que não escondo, pois admito sem qualquer problema que o meu curso não me deu uma formação adequada ao mercado de trabalho que iria encontrar. Mas, infelizmente, a maleita dos "cursos universitários mal leccionados" não se ficou pela minha universidade. Como já pude constatar, ela alastra por diversos estabelecimentos de ensino do nosso país e, entre os quais, aqueles que se dizem os mais conceituados.
Quanto à minha formação para ensinar, estou plenamente tranquila e consciente das minhas capacidades e, como já reparei que somos os dois da mesma zona, qualquer dia encontramo-nos e fazes-me umas perguntas a ver se sei as respostas ;)

21/09/05, 12:16  
Anonymous Anónimo said...

Ai, ai...!!

Não questionem as capacidades da Aninha como Professora!!!!
Nem a paciência dela!!!

Silvia

21/09/05, 12:52  
Anonymous Anónimo said...

Ai, ai...!!

Não questionem as capacidades da Aninha como Professora!!!!
Nem a paciência dela!!!

Silvia

21/09/05, 12:52  
Anonymous Anónimo said...

Ai, ai...!!

Não questionem as capacidades da Aninha como Professora!!!!
Nem a paciência dela!!!

Silvia

21/09/05, 12:52  
Blogger David said...

Claro que temos que apontar o dedo e tentar melhorar o que está mal. Apenas penso que NUNCA deves generalizar:

"O conselho que deixo aqui a pais e futuros pais é que quando a vossa criança for para a escola, acompanhem-na bem de perto e (infelizmente) não se fiem 100% nos professores que eles têm."

Garanto-te que em Portugal existem excelentes professores. Claro que nem todos o são; mas nem todos os médicos são bons médicos, nem todos os mecânicos são bons mecânicos, etc..

Da minha escola também sairam maus professores, mas acredito que nem todos o sejam.

O ensino/educação são um dos pilares de qualquer sociedade, infelizmente a nossa não lhe dá a devida importância.

Já te ocorreu que:
>> existem turmas com 30 e até 40 alunos;
>> muitos professores estão longe de casa e deixam tudo para leccionar;
>> muitos professores NÃO O SÃO, são engenheiros desempregados e outros que tal;
>> muitas vezes os próprios pais não dão educação aos filhos, não os acompanham em casa; não compete apenas aos professores educar!!!!
>> não há respeito pela figura do professor;
>> etc, etc...

Tudo isto faz com que, por mais que queira, um professor não possa dar o seu melhor.

Só mais um reparo: "Quanto à minha formação, esta não é na área do ensino e, para poder garantir qualidade aos meus clientes, tive que me empenhar numa auto-formação extra-curricular"


Garantir qualidade aos teus CLIENTES???? Não quererás dizer aos teus EXPLICANDOS ou mesmo ALUNOS?!?!

P.S.: somos mesmo da mesma zona, até já comemos à mesma mesa. Sou o David, padrinho do filho da Xana.

21/09/05, 18:31  
Blogger anacbrl said...

Olá David! Realmente o mundo é pequeno!
Sim, já me ocorreram todos os factos que citas e concordo com todos eles inclusive com o facto do ensino ser um dos pilares mais negligenciados (pelos pais, governo/ministério, sociedade e, mesmo, professores)! E quanto a isso, é óbvio que só tenho a lamentar!
Quanto ao teu reparo, passo a explicar, para que não haja mal-entendidos: a minha formação é na área da tradução, portanto daí me referir a clientes (empresas/entidades/particulares que me pagam para que lhes preste um serviço de tradução/interpretação). Não uso esse termo no que toca aos explicandos, no entanto, e em jeito de "tranquilização", também me apliquei e me esforcei ao máximo para poder estar à altura das exigências que me são feitas.

22/09/05, 16:13  
Anonymous Anónimo said...

a ana é sempre a mesma bruta e exagerada e ruim temos de dar o desconto e agora então parece que tá pior, deve ser a menopausa ou coisa assim. Não são os professores os culpados das desgraças do ensino, são vítimas até, desrespeitados por todos, há professores maus é claro, principalmente aqueles que vão a TVI chorar porque ficaram colocados em escolas muito longe( apesar de terem concorrido pra lá)e depois ai ai jesus ficam muito cansados tristes e deprimidos sei lá piu e vão ter de meter baixa e ficar a sacar dinheiro ao estado que é o que essa gente mais gosta de fazer, e o mal tambem não é das ESEs que formam mal os professores nem é da falta de condições porque nunca houve tantas como agora, nem é dos professores serem engenheiros desempregados, porque às vezes até são esses os melhores professores, a verdade é que os pais são péssimos pais não educam os filhos despejam-nos nas escolas na explicação na piscina enfim é preciso é mantê-los longe, e os miúdos são uns mal educados que não respeitam nada nem ninguem nem reconhecem autoridade a ninguem. Um professor não os consegue sentar e calar quanto mais po-los a ler e escrever e depois é tão complicado chumba-los(chumbar não, reter, porque chumbar é uma palavra forte e traumatizante para as criancinhas que chamam PUTA às professores e mães e avós, na cara delas, e outras coisas piores)que olha o melhor é passa-los para não ficarem ainda mais traumatizados coitadinhos e assim chega esta gente ao 5ª ano que nem ler sabe, isto até parece mentira.
sílviaxtina

03/10/05, 16:07  
Blogger anacbrl said...

Moral do comment da sílviaxtina: a bruta não sou só eu! Ó filha... isso não será menopausa??
Beijinhos

04/10/05, 13:55  

Enviar um comentário

<< Home