muitos retalhos

quarta-feira, março 28, 2007

Prendam o gajo!

Eu cá começo a temer que, qualquer dia, neste país, prendam os poucos que produzem algo de jeito. Assim temo pelo futuro de quem, em boa hora, resolveu fazer algo inédito neste país: uma coisa acertada! Palmas para os senhores que hoje inauguraram (note-se, os senhors criadores, não as panças governamentais que lá devem ter ido cortar fitas) a segunda maior central de energia solar do mundo, em Brinches (Serpa). Para quem não sabe, é um conjunto de 52.300 painéis fotovoltaicos, com uma potência máxima de 11 megawatts e que permite abastecer 10 mil clientes.
Energia limpa, meus caros. Afinal, no Alentejo há mais coisas que podem girar ao "sabor" do sol para além dos girassóis. Quem diria, senhores governantes??

Um poema... original

Não, não é da minha autoria. Andava a pesquisar material para as criancitas e encontrei este. Digam lá que não é diferente de todos os que já leram até hoje, dentro desta temática?

I love you more than...

I love you more than broccoli,
And green beans, spinach too!
I love you more than carrots,
And lima beans, it's true!

I love you more than turnip,
And pickles, oh so sweet!
And I love you more than cauliflower,
And squash and pickled beets!

Now you may think it's strange
To love you more than these.
But I love all the foods I mentioned,
Did I tell you I love cheese?

So, if I love you more than all
The foods that I adore...
You must understand these words ~
I love you, that's for sure!

sábado, março 24, 2007

É por isto que não vejo as notícias!

Hoje consegui espreitar a TV durante o almoço. Hora do noticiário. Entre outras, surgiu uma notícia de que o governo iria penalizar os agricultores que não explorarem as terras em sítio de regadio.
Este governo é só ideias tristes, sinceramente!
Aqui na minha terra temos uma zona de regadio. Temos as terras em volta da barragem de Montargil. Longe vai o tempo em que esta zona era bem famosa e bastante visitada por causa de uns célebres pêssegos (só de pensar...). Entretanto, o governo manda: "toca a acabar com o pêssego, porque já compramos que chegue aos espanhóis (tão a ver o produto: grande, sabor a água..). Plantem tabaco e pinheiros e tomem lá dinheiro". E assim tem sido um pouco por todo o país. Se os agricultores levarem à risca o que o governo agora quer trazer, infelizmente voltaremos àqueles tempos em que muita pêra rocha foi parar às lixeiras porque não havia modo de escoar (muita produção e pouco comprador por causa da importação à bruta é nisto que dá). Sim, porque não tou nada a ver o Sócrates reduzir a importação de vários produtos ( que nós tão bem cá fazemos/criamos!) de modo a que este almejado boom de produção escoe perfeitamente no mercado nacional (sim, porque de certeza o Sócrates não vai resolver equilibrar a balança e exportar mais). E quem fala na pêra rocha, fala no leite nos Açores (não lembram aquelas ruas cheias de leite deitado fora por causa, exactamente, do nosso "defeito" de produzir?)
Quem me dera estar enganada, acordar e ver finalmente um político com vontade de beneficiar Portugal -país e povo... mas infelizmente não passa de utopia.

quarta-feira, março 14, 2007

Há amigos e Amigo...

Como desejamos ser os amigos perfeitos e como desejamos que os outros o sejam para nós... mas infelizmente as nossas limitações humanas nos fazem falhar muitas vezes, ainda que muitas delas involuntariamente... O que nos vale é não sermos entes supremos e termos Alguém que não falha. Deixo-vos com um texto de Clarisse Barros...

Ouve:
Não posso limpar as lágrimas que não foram derramadas,
Nem aliviar a dor que não doeu.
Não posso levar nos meus braços
os que são fortes de mais para serem carregados,
Nem perdoar àqueles que não querem ser perdoados por mim.

Não posso atender orações que não me foram feitas,
Nem responder a questões que não me foram colocadas.

Não posso ouvir o clamor que nunca subiu até mim,
Nem dar crescimento a fruto onde não há flor,
nem semente,
nem sequer jardim.

Não faço cantar a água do regato onde o leito está seco e a água não corre.
Não te dou força para subires à montanha,
se tudo o que procuras é um caminho plano,
sem rochas difíceis para escalar,
sem águas profundas para atravessar,
sem declives,
sem vales
e sem desafios maiores do que tu próprio.

E no entanto, eu tenho poder para fazer todas estas coisas,
mas escolhi esperar por ti...



Se tu chorares, eu posso limpar as tuas lágrimas.
E se tu olhares de frente a vida e conseguires sorrir,
eu posso trazer melodia ao teu sorriso
e significado profundo à tua alegria.

Se tu ficares cansado de correr sozinho
e te sentires fraco para fazeres o caminho,
eu posso levar-te nos meus braços de Pai
e dizer ao teu ouvido palavras de paz,
como quem embala o seu filho pequenino,
e o faz descansar no fim de uma longa corrida.

Estou sempre atento ao menor dos teus suspiros,
quanto mais às súplicas, se tu clamares a mim!
E se decidires plantar um jardim,
espalhar a semente da palavra viva,
ali estarei lado a lado contigo
para dar crescimento e trazer-te alento, ânimo e vitória.

Sempre que regares também serás regado.
E tudo quanto deres receberás multiplicado,
como a terra devolve àquele que semeia muito,
uma porção generosa e transbordante,
acima do que poderia imaginar.

Eu sou a tua porção. Sou eu que te dou a tua recompensa.
Agora vem, abre o coração,
e fala-me da tua dor imensa,
do teu sonho por realizar,
do teu medo que tens medo de falar,
da paz que necessitas, da força para viver.

Eu posso compreender. Eu tenho... para te dar.

quinta-feira, março 08, 2007

mais amor!

É que nem de propósito... vão lá a correr ler o post anterior porque este é a continuação. Já está? Então cá vai:
Hoje, a educadora esteve a contar uma história onde entrava um papagaio que, ao ver o seu melhor amigo gato Fagundes se ajeitar com a gata Bonequinha, resolveu voltar ao seu grande amor de infância. Uma criança mais perspicaz assinalou logo que aquilo não podia ser... papagaios só com papagaios. Vai daí, a educadora resolveu perguntar que sinais exteriores indicavam o enamoramento dos papagaios... no meio das previsíveis respostas ("cantam!", "dão beijinhos na boca") saltou a que já temíamos ouvir...
"Comem bacalau!!" (a criancinha ainda não diz os "lh")

amor é...

vá Tiago, manda lá o Marcos dizer-me que hoje tou com incontinência bloguística...

Neste momento tou envolvida num projecto que inclui inglês para crianças do pré-escolar (3 anos). No dia 14/2, a educadora estava a fazer um cartaz com definições do amor dadas pelos pequenos. Eis senão quando um miúdo, quando inquirido, responde: O amor é arroz com bacalhau... Depois, uns olhinhos sérios a olhar para nós as duas (eu + educadora). Foi a muito custo que segurámos o riso. Arroz com bacalhau... tá boa!!

Esta parte é para psicanalistas e afins: Ora nós descobrimos que a criança em causa, que é doida por comida, nem gosta de bacalhau. Então, remexam praí nas entranhas do social, sociológico, psicológico e outras psiques e mandem-me um postal das profundezas de qualquer coisa a explicar onde encaixamos o arroz com bacalhau no amor quando até nem se gosta de bacalhau!

quarta-feira, março 07, 2007

As duas caras do wrestling

Wrestling... esse mundo estranho que nos meus tempos de infância-adolescência passava ao sábado (12.oo) e que constava apenas de um ringue, o árbitro, os lutadores e a assistência. Nada de fogos, almofadas, cadeiras e outras parvoíces... mas enfim... o mundo tende a estupidificar-se, porque não seguiria o wrestling o mesmo caminho?
Bom, então qual é o problema do wrestling?? Tudo se passa no universo infantil que me rodeia, nomeadamente o das explicações. Vai daí, quando os putos chegam com a febre do wrestling, eu trato logo de pôr os pontos nos iiis, ao estilo de desmistificação do Pai Natal, explicando-lhes que tudo aquilo não passa de uma fantochada, que o undertaker nunca morreu, etc, etc. É então que entra a segunda fase do wrestling:
- Vamos lutar!
- Não, mas esperem aí... ainda se magoam...
- Não! Então aquilo é brincadeira...
- Pois é, mas não... E neste momento entro na máxima "O wrestling é a brincar mas não se brinca ao wrestling". O problema é que na cabeça deles, eu disse: "o wrestling é a brincar." Quanto ao resto?... Fica para a tradicional parte do "Eu não vos disse para não brincarem a isso?"

o post de Março

Meus amores... a tão esperada notícia... já tenho net em casa!!!!!
Agora... quando as minhas crianças me permitirem, vou dar uma escorregadela até aqui e postar, postar, postar para depois vocês comentarem, comentarem, comentarem...
Beijinhos!
Até breve