muitos retalhos

sábado, abril 17, 2010

Cheirinho bom

Esta tarde estive num lugar muito aprazível chamado "Solar dos Lilases" em Mora. E de facto, é um mar de lilases fantástico. Um cheiro delicioso que não resisti a trazer para casa e colhi alguns galhos para perfumarem a viagem. Neste momento aqui estão, em cima da secretária, a perfumar a sala :)
I love nature x)

domingo, abril 11, 2010

Han?!

Concurso dos bailarinos, na sic...
Alguém me explica porque chora o júri??? Mas que é isto??

sábado, abril 10, 2010

A pure pleasures' morning

Esta manhã de sábado acordei cedinho, sem despertador e, debaixo de um sol apetecível, fui fazer as minhas floreiras de salsa, coentros e hortelã. Remexi também nos vasos velhinhos, nova terra em amigas de longa data, uns cortes necessários... ah! Mexer na terra! É tão bom! recuperei os diálogos com as minhas amigas plantinhas, sempre com a Matilde a cuscar. E o cheiro das ervas culinárias.... Hmmm!
Tempo para pequeno-almoço, já com o marido presente. Após a selecção cuidadosa das sementes, matei saudades de comer papaia, seguida de cappuccino, tostinhas com queijo Brie. Isto tudo, numa toalha com cores primaveris e com duas novas hóspedes em cima da mesa: dois tipos de plantas que gosto particularmente (um feto e um género de hera - desculpem não saber os nomes). Sempre gostei de tomar refeições com plantas na mesa. Mas não em jarras; em vasos, mesmo! Foi o mote para recordar, com o Rui, a infância entre plantas, hortas, brincadeiras com as "coisas" do avô. A Matilde teve o seu papel, passeando de colo em colo.
Finda a refeição, corri a lavar algumas peças de roupa à mão... mais um cheirinho bom, desta vez o do amaciador, e novo banho de sol para estender a roupa.
Ainda houve tempo para aquelas coisas de "gaja", nomeadamente despir a pele do Inverno ;)

Foi uma manhã muito tranquila, solarenga, proveitosa... um bálsamo para a alma :)

São servidos de inhame frito para almoço??

Bom fim-de-semana! Enjoy it!!

quinta-feira, abril 08, 2010

Notícias dos Açores...

Ouvi no "Notícias em 2ª mão" e pensava que era mentira. Mas não!!

Açores recebe estação de detecção de testes nucleares

No total o arquipélago possui já três postos do Sistema Internacional de Monitorização

A ilha da Graciosa vai receber uma estação de detecção de testes nucleares. Com este equipamento de infra-sons os Açores passam a deter três postos do Sistema Internacional de Monitorização do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares, confirmando a importância do arquipélago na segurança mundial, avança a Lusa.

Para além da estação de infra-sons da Graciosa apresentada esta segunda-feira, os Açores possuem ainda uma estação hidroacústica nas Flores, já a operar, e uma estação de radionuclídeos em Ponta Delgada, actualmente em fase de testes.

As três estações integram o Sistema Internacional de Monitorização (SIM) que está a ser montado pela ONU para verificar o cumprimento do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares, ratificado por 151 países e que pretende montar 337 estações de tipo sísmico, hidroacústico, de radionuclídeos e de infra-sons.

A Graciosa vai receber uma das 60 estações de infra-sons a nível mundial, contribuindo para a cobertura do Atlântico Norte, onde também existem estações idênticas em Guadalupe, Gronelândia, Bermudas e Cabo Verde.

As estações de infra-sons têm a capacidade de detectar eventos a milhares de quilómetros de distância, assumindo grande importância na vigilância de testes nucleares, acidentes em instalações químicas e lançamento de foguetões, além de serem uma mais valia no estudo da actividade sísmica e vulcânica.

Os Açores foram escolhidos para receber esta estação devido à estratégica localização no Atlântico Norte, num processo que começou em finais de 1998 e culminou com a opção pela Graciosa em meados desta década.

Açores mais próximo dos «pólos de investigação

Para o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, a estação de detecção de testes nucleares assume uma grande importância na medida em que permitir aproximar a região de «novos pólos de investigação», constituindo-se como «um elemento potenciador de projectos de investigação científica baseados em tecnologia de ponta», destacou o governante.

«Esta estação tem essa dimensão política imaterial de nos colocar como parte integrante desse programa de interesse à escala global», referiu Carlos César.

O equipamento será instalado em Julho, prevendo-se que a partir de Setembro possa começar a transmitir via satélite. No entanto, a fase de testes deve prolongar-se por cerca de seis meses, estimando-se que o funcionamento regular da estação decorra a partir dos primeiros meses de 2011.

in tvi24.iol.pt

sábado, abril 03, 2010

Criativo à vista!

Hoje fomos às compras. Deixei o Rui à porta do Lidl, com as compras do Modelo, para ir buscar algumas coisas lá dentro. Perguntei-lhe: "Queres alguma coisa?" Ao que ele respondeu: "Traz-me bolachas". E eu: "Das quais?" Ele: "Das da Triunfo. Aquelas que têm o pacotinho janota com um plástico fixe."
...
A descrição fez-me correr todas as caixas da marca para ver se conseguia encontrar algo que encaixasse no perfil solicitado. Infelizmente da Triunfo só havia água e sal... Agora resta-me esperar que ele compre para descobrir que bolachas eram (chocolate? simples? com recheio? ....?).