quinta-feira, abril 08, 2010

Notícias dos Açores...

Ouvi no "Notícias em 2ª mão" e pensava que era mentira. Mas não!!

Açores recebe estação de detecção de testes nucleares

No total o arquipélago possui já três postos do Sistema Internacional de Monitorização

A ilha da Graciosa vai receber uma estação de detecção de testes nucleares. Com este equipamento de infra-sons os Açores passam a deter três postos do Sistema Internacional de Monitorização do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares, confirmando a importância do arquipélago na segurança mundial, avança a Lusa.

Para além da estação de infra-sons da Graciosa apresentada esta segunda-feira, os Açores possuem ainda uma estação hidroacústica nas Flores, já a operar, e uma estação de radionuclídeos em Ponta Delgada, actualmente em fase de testes.

As três estações integram o Sistema Internacional de Monitorização (SIM) que está a ser montado pela ONU para verificar o cumprimento do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares, ratificado por 151 países e que pretende montar 337 estações de tipo sísmico, hidroacústico, de radionuclídeos e de infra-sons.

A Graciosa vai receber uma das 60 estações de infra-sons a nível mundial, contribuindo para a cobertura do Atlântico Norte, onde também existem estações idênticas em Guadalupe, Gronelândia, Bermudas e Cabo Verde.

As estações de infra-sons têm a capacidade de detectar eventos a milhares de quilómetros de distância, assumindo grande importância na vigilância de testes nucleares, acidentes em instalações químicas e lançamento de foguetões, além de serem uma mais valia no estudo da actividade sísmica e vulcânica.

Os Açores foram escolhidos para receber esta estação devido à estratégica localização no Atlântico Norte, num processo que começou em finais de 1998 e culminou com a opção pela Graciosa em meados desta década.

Açores mais próximo dos «pólos de investigação

Para o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, a estação de detecção de testes nucleares assume uma grande importância na medida em que permitir aproximar a região de «novos pólos de investigação», constituindo-se como «um elemento potenciador de projectos de investigação científica baseados em tecnologia de ponta», destacou o governante.

«Esta estação tem essa dimensão política imaterial de nos colocar como parte integrante desse programa de interesse à escala global», referiu Carlos César.

O equipamento será instalado em Julho, prevendo-se que a partir de Setembro possa começar a transmitir via satélite. No entanto, a fase de testes deve prolongar-se por cerca de seis meses, estimando-se que o funcionamento regular da estação decorra a partir dos primeiros meses de 2011.

in tvi24.iol.pt