domingo, janeiro 15, 2006

1980 - antes ou depois?

Cheguei ao post n.º 100!! E para comemorar fui buscar um texto especialmente dedicado aos nascidos antes de 1980 (um "remember") e também aos nascidos depois de 1980 (uma aula de história). Silvia Xtina, só tu para arranjares uma relíquia destas!

NASCIDOS ANTES DE 1980 - SOMOS HERÓIS...AINDA ESTAMOS VIVOS!
Para quem nasceu antes de 1980.... Vendo bem as coisas..., é difícil acreditar que estejamos vivos hoje!
Quando éramos pequenos, viajávamos de carro (aqueles que tinham a sorte de ter um...) sem cintos de segurança, sem ABS e sem air-bag!
Os frascos de remédios ou as garrafas de refrigerantes não tinham nenhum tipo de tampinha especial... vinham embaladas sem instrução de uso...
Bebíamos da torneira e nem se conhecia água engarrafada! Que horror!!!!
Andávamos de bicicleta sem usar nenhum tipo de protecção e passávamos as tardes a construir carrinhos de rolamentos.
Atirávamo-nos ladeira abaixo e esquecíamo-nos que não tínhamos travões até que uma qualquer calçada ou árvore se nos deparasse no trajecto... Depois de muitos acidentes de percurso, aprendíamos a resolver o problema...SOZINHOS....!!!!
Nas férias, saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo; os nossos pais às vezes não sabiam exactamente onde estávamos, mas sabiam que não estávamos em perigo.
Não existiam telemóveis! Incrível!!!!!!!!
Quantas nódoas negras, braços partidos, dentes arrancados com o embate de quedas... Lembram-se destes incidentes? Janelas quebradas, jardins destruídos, as bolas que caíam no terreno do vizinho... Havia brigas e, às vezes, muitos olhos negros. E mesmo feridos e chorosos, tudo passava depressa; na maioria das vezes, nem mesmo os nossos pais descobriam...
Comíamos doces, pão com muita manteiga... E ninguém era obeso... No máximo, era-se um gordinho saudável... Dividia-se uma garrafa de sumo, refrigerante ou até uma cerveja às escondidas, entre três ou quatro petizes e ninguém morreu por causa de doenças infecciosas!
Não existia a Playstation, nem a Nintendo... Não havia TV por cabo, nem vídeo, nem computador, nem Internet...
Tínhamos, simplesmente, amigos!
Andava-se de bicicleta ou a pé. Íamos a casa de amigos, tocávamos à campainha, entrávamos e conversávamos.... Sozinhos, num mundo frio e cruel!!!!!!!! Sem nenhum controlo!
Como sobrevivemos????
Inventávamos jogos... com pedras, feijões ou cartas...Brincávamos com pequenos monstros: lesmas, caramujos, e outros animaizinhos, mesmo se nossos pais nos dissessem para não fazermos isso!
Alguns estudantes não eram tão inteligentes quanto os outros e tiveram que refazer parte do Liceu. Que horror! Não se mudavam as notas e ninguém passava de ano, mesmo não passando... Os professores eram insuportáveis! Não davam abébias... Os maiores problemas na escola eram: chegar atrasado, mastigar pastilhas na aula ou mandar bilhetinhos gozando com a professora. Correr demais no recreio ou faltar à aula só para ficar a jogar à bola no campo...
As nossas iniciativas eram "nossas", mas as consequências também!
Ninguém se escondia atrás do outro... os nossos pais estavam sempre do lado da Lei quando transgredíamos as regras! Se nos portávamos mal, os nossos pais colocavam-nos de castigo e incrivelmente, nenhum deles foi preso por isso! Sabíamos que quando os pais diziam "NÃO", era "NÃO".
Recebíamos brinquedos no Natal ou no aniversário e não de todas as vezes que íamos ao supermercado... Os nossos pais nos davam presentes por amor, nunca por culpa...
Por incrível que pareça, as nossas vidas não se arruinaram por não ganharmos tudo o que gostaríamos, que queríamos....
Esta geração produziu muitos inventores, artistas, amantes do risco e óptimos "inventores" de soluções. Nos últimos 50 anos, houve uma desmedida explosão de inovações e tendências... Tínhamos liberdade, sucessos, algumas vezes problemas e desilusões, mas tínhamos muitas responsabilidades... E não é que aprendemos a resolver tudo?... e sozinhos...
Se é um destes sobreviventes.... PARABÉNS!!!!!!

3 Comments:

Blogger TF said...

Somos demasiado picuinhas. Somos entenda-se a nossa sociedade.
Para muitos é já inconcebível viver como viveram os nossos avós, pais e afins. Como não só em termos de modelo de vida, mas do que havia para ajudar a vida (telemóveis, pcs, carros e etc ainda não existiam ou não nas quantidades de hoje), e em termos de valores.
Já não temos/ligamos aos mesmos valores dos nossos pais, e mesmo as gerações de 79, 80 nada têm a ver com as posteriores.
Estas são mais repentistas, amantes do momentos, do sem rede, do tecnológico, do supérfluo, mais do que nós.

ou pelo menos eu gosto de pensar assim...

16/01/06, 11:16  
Anonymous Anónimo said...

o q é maravilhoso neste texto é q isto é tudo tão verdade a água da torneira os carros de rolamentos em q nos atirávamos de ladeira abaixo quanto mais inclinada melhor brincar com feijões caricas minhocas terra lama as tardes inteiras com sol na cabeça até sangrar do nariz havia aí menina aí que nem ia fazer xixis ou cocós para não interromper nada e tudo isto na rua q é o q falta aos miúdos de hoje q não podem brincar uns com os outros pq têm prolongamento de horário e depois explicação logo desde a primeira classe e piscina e treinos de karaté e psicólogo e tudo o q mais inventarem.
Não podem ir a pé ou sozinhos para a escola nem que seja na porta ao lado! Têm Playstation, TV por cabo, vídeo, computador, Internet no quarto tudo o q querem não inventam jogos nem sabem o que são pedras, feijões ou cartas, lesmas ou caramujos.
Alguns estudantes não são tão inteligentes mas ninguém os pode chumbar em alguns casos nem sabem ler mas não faz mal quando chegam aos 15 ou 16 anos sem saberem nada e fartos de escola ninguém os pode pôr a trabalhar vão tirar cursos de formação subsidiados! Os maiores problemas na escola são: serem roubados porque andam sempre cheios de dinheiro e bons telemóveis logo desde o primeiro ano.
Se se portam mal, isto é se mandam algum adulto ou professor até ir apanhar no cu ou se dão um pontapé na puta da avó os pais não os colocam de castigo porque isso seria muito traumatizante! Levavam-nos ao psicólogo que lhe cobra uma boa quantia para dizer uma parvoíce qualquer tipo ele não aprende na escola porque o parto foi dificil como eu já ouvi e as mães acreditam e ficam cheias de pena do filhino que afinal até tem razão para ser tão selvagem e burro.
Recebem brinquedos todos os dias mesmo que os pais não tenham dinheiro para isso endividavam-se desemerdavam-se como quiserem isso é q menos lhes interessa até pq as dificuldades da vida são lhes todas ocultadas.silviaxtina

16/01/06, 20:17  
Blogger adc said...

Foi mesmo assim!
Só nós (nascidos antes de 1980) acreditamos.
Muito bem registado.

10/07/06, 00:17  

Enviar um comentário

<< Home