quarta-feira, janeiro 04, 2012

01-01-2012: Foi assim o dia primeiro.

Parecia que seria noite eternamente. Parecia que teríamos uma noite de reveillon sem fim, com tempo para todos os jogos e brincadeiras e conversas e petiscos e reflexões. Sem cansaço, com energia sem fim, por entre gargalhadas e risos e o quentinho da lareira. Ah.... o quentinho da lareira...
Apercebi-me da chegada do amanhecer.... o baixar do tom efusivo das conversas, o dispersar, o sossegar, a comida fria, os copos largados.......... aquele torpor no raciocínio e nos membros, o frio agudizante, a claridade ténue que entrava pelas frinchas das janelas... era dia 1! Saí cá para fora, sentindo-me uma corajosa por abandonar o quentinho da lareira. Surpreendentemente não estava frio. Continuei por ali a observar o silêncio da natureza coberta por um suave nevoeiro.
Entrei de novo em casa. Calcei os ténis. Agarrei em sacos: "vou apanhar pinhas!"
E segui. Subi a estrada íngreme que conduz ao Acampamento e dirigi-me ao campo de futebol. Tinha de recolher as pinhas antes dos rapazes chegarem para o habitual primeiro jogo do ano, normalmente disputado ao nascer do dia e que vai até à exaustão. Concluí o trabalho e depressa me afastei das instalações. Corri toda a zona. Afastei-me dos rapazes, rumo ao verde e ao silêncio, e ao longe ouvia uma gargalhada esporádica, um incentivo, um protesto. Era o jogo. Eu continuei pela natureza dentro, com os ténis e as calças molhadas, cheia de sacos com pinhas que ia deixando em pontos estratégicos para depois recolher e apreciava.... aquele silêncio, aquele nevoeiro, aquele verde.... que paisagem tão bonita para se começar o ano. Sozinha, entregue aos meus pensamentos e devaneios, aproveitei ao máximo aqueles momentos. Gozei sem qualquer pressa. Tão só mas ao mesmo tempo tão bom, tão terapêutico.
Voltei. Pousei a longa fila de sacos na entrada. Descalcei os ténis, voltei às pantufas e acomodei-me no sofá à beira da lareira. Uma companhia concentrada no estudo, o crepitar da lenha, o saco-cama convidativo.... enrosquei-me numa bola de sono, entregue de novo aos sonhos e devaneios.
Adormeci.
Gostei do meu dia 1!

3 Comments:

Blogger bitas said...

eu também gostei do teu dia 1 :D

04/01/12, 22:51  
Anonymous Anónimo said...

Gostei do promenor "uma companhia concentrado no estudo" :).
Adorei dormir aqueles minutinhos contigo. Adorei o meu dia 1. Foi algo mágico, algo tao bom...

Beijinhos. Raquel

05/01/12, 12:46  
Anonymous Anónimo said...

gostei desta viagem :-)
happy new year para ti *

08/01/12, 01:29  

Enviar um comentário

<< Home