domingo, outubro 09, 2011

A propósito do tempo.... lamentações e formatações....

Deambulo assiduamente por blogs e redes sociais, quer de amigos, conhecidos, conhecidos de conhecidos, completamente desconhecidos, clicks fortuitos e eis a minha constatação dos últimos tempos: Após o queixume continuado do Verão pobre, do frio interminável, ultimamente é grande a onda de espanto e já algum lamento sobre o arrastar do tempo quente, e eu fico a olhar.... como o Homem é insatisfeito, como o Homem é ingrato, como o Homem é formatado, como o Homem é quadrado! Porque não vivemos cada dia, aproveitando ao máximo aquilo que recebemos? Porque passamos o tempo a queixarmo-nos do que não temos e, quando temos, queixamo-nos por termos?? A nossa formatação é tão grave, ao ponto de vermos gente aflita por querer comprar roupa de inverno (que de resto povoa as montras e lojas) e ainda não estar tempo para isso!!! Damos com lamentos do corpo a ressacar porque querem beber bebidas quentes e o tempo pede uma água fresca!!!! Neste momento, acho que os únicos que têm direito a queixas são os agricultores dos cereais, cujas sementeiras não estão a vingar pela falta de água, e, assim sendo, ficam sem alimento para os animais no tempo frio. Mas até estes, pûs-me eu a pensar! Até estes, face às temperaturas altas, porque não aguardaram? Porque semearam teimosamente? "Porque todos os anos é assim"? Agora perderam toda a semente lançada à terra. E já estão a gastar as reservas do estio. Mas ainda assim.... pode-se considerar legítimo.
Plantei as minhas alfaces compradas na Feira. Logo me perguntaram: "mas, está no tempo delas?" Pois é, o que as alfaces precisam é de sol... as minhas ali estão, bem viçosas, todas teenagers, a quererem ganhar o mundo! Crescidas, as meninas! E em Outubro!!
Ah Homem previsível e formatado este! Depois queixamo-nos de vidas rotineiras, de dias sem sabor... somos nós que os fazemos assim! O Homem queixa-se mas gosta! E gosta de se queixar! Não sabe viver de outra maneira!!
Para quando o aproveitar cada dia?? Para quando o cumprimento efectivo de frases bonitas que enchem páginas da net e que fica tão bem dizer e tanta aceitação têm na sua comunidade de leitores, tais como "Carpe diem" e coisas do género?? O fado pode ser característica do povo português mas.... não estão já a exagerar com tanto queixume?? É que só falta virem falar da quantidade de oxigénio que se respira, ou coisa do género!!!!

4 Comments:

Blogger Renata Marques said...

É uma estranha forma de vida!

09/10/11, 22:06  
Blogger Isaac said...

Para quem gosta tanto do verão, do calor que nos permite andarmos leves (indumentária) e descontraídos, de raios de luz a inundarem-nos o rosto como se o próprio Sol nos estivesse a sorrir, de brisas suaves que não nos "sacodem" nem enxovalham, de céu sem nuvens carregadas a ameaçarem largar toda a água que nos dificulta movimentos tão simples, de noites em que nos podemos chegar à janela e observar tão claramente a Lua, estrelas e outros corpos celestes e louvar a Deus por tudo isto...

É mais do que óbvio que estou "perdido de amores" por este "verão tardio"...e mais ainda por poder estar a aproveita-lo: para mim é tempo de férias!

Da minha parte, Ana, os queixumes só começam quando o outono decidir aparecer :P

11/10/11, 03:03  
Anonymous Anónimo said...

é a tua alface e os meus tomates cereja :-)

pois é... somos eternamente insatisfeitos.
"queixar" não sei se será a palavra certa, mas também já falei do outono no meu blog. sabes, é que gosto tanto dele e o calor mexe-me com a tensão e a energia... mas estou feliz por ainda beber bebidas fresquinhas, andar de chinelos, ver um pôr-do-sol mágico todas as tardes.

mas a verdade é que todo este calor fora de tempo é fruto (também) de escolhas erradas aqui da humanidade. já dizia eclesiastes que há tempo para tudo e para tudo há uma estação. os sinais dos tempos já são visíveis...

11/10/11, 10:17  
Blogger bitas said...

eu sinto saudades do tempo ameno... não de frio. com o frio dou-me mal =/ também sinto saudades de beber algo mais quentinho como um chá ou um chocolate quente... mas o solinho faz-me bem à pele... e anima-me!
só me queixo é que quando saio de manhã cedo, para os tratamentos, está mesmo fresquinho e depois fica um calor... estou constipada com a mudança de temperatura :(

14/10/11, 19:18  

Enviar um comentário

<< Home