terça-feira, fevereiro 07, 2006

Oh não! Mais um "Dia dos namorados"!

Sei que daqui a uns tempos já devo ter posts e sms inflamadas e que me perdoem os meus amigos (as) românticos (as) e apaixonados (as), mas se há dia que não suporto, se há coisa parva é o dia dos namorados! Por favor! Lá é preciso dia instituído?? Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! tretas!
E quanto às missivas inflamadas que virão... saibam desde já que pelo menos o meu marido concorda comigo ao ponto de também ignorar este dia, aliás como sempre fizemos desde que namoramos!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ah companheira amiga palhaça pois eu tambem acho uma parvalheira o dia dos namorados e nunca usei disso nem mesmo quando tinha 10 anos, porque como sabes namoro desde essa altura +-, mas já então me parecia parvo este dia, é só mais um apelo ao consumo uma desculpa para gastarmos dinheiro para comprarmos e consumirmos mais e mais.
silviaxtina

08/02/06, 09:11  
Blogger rui said...

"Dia dos namorados" deve ser todos os dias do ano!!! Porquê?

O amor não tira folga, não tem data marcada para se manifestar, não segue datas festivas ou comerciais, não segue "modas", não é esquecido (não necessita marcar uma data para que se lembre de quem ama), não precisa de exposição pública para "crescer", não necessita que digam quando e como oferecer "prendas"... e muito mais fica por dizer.

Esta realidade é dura para aqueles que só por altura deste dia, que é um dia como os outros, se lembram de manifestar de uma forma mais "viva" o amor que sentem pela sua "cara metade".
Para aqueles que diariamente "vivem" o amor pela sua(seu) namorada(o)/mulher(esposo), este dia é apenas mais um a acrescentar aos outros, onde o amor é a base diária para a vida a dois.

Namorem! Estimulem diariamente o vosso amor!

(ºº)

08/02/06, 11:41  
Anonymous Anónimo said...

História de São Valentim

Conta a lenda que Valentim era um padre que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados.

A Igreja Católica regista pelo menos dois santos com o nome de Valentim. Um seria bispo de Interamna; outro sacerdote em Roma. É possível que se trate do mesmo santo, que terá sido levado em martírio da sua cidade para a capital do Império. Além disso, segundo o “Martirológio Romano”, ambos foram decapitados na Via Flaminia e têm a sua festa a 14 de Fevereiro.
Conta a lenda que Valentim era um padre que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados. O Imperador Cláudio II, reconhecendo que os melhores soldados eram solteiros, tinha proibido os mancebos de contraírem matrimónio. Valentim, ao ousar celebrar casamentos, foi descoberto, preso e condenado à morte por decapitação.
Actualmente, a Igreja de Santa Praxedes, em Roma, guarda as relíquias do santo e é um destino de romaria de muitos pares de namorados.
Há também referências a um Valentim que, na mesma época, ajudava os Cristãos a fugir da cadeia romana, onde eram muitas vezes torturados.

O dia de São Valentim é fruto da mistura entre tradições pagãs e religião católica. O dia 14 de Fevereiro era, na antiga Roma, um feriado dedicado a Juno, a rainha dos deuses romanos, também conhecida pela deusa das mulheres e dos casamentos.

Outra origem provável para o dia dos namorados é o festival dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos, e que se celebrava a 15 de Fevereiro.

Durante estes festejos, chamados de Lupercalia, eram sorteados os nomes das jovens solteiras entre os rapazes candidatos ao namoro. O romance podia ter a duração do festival ou ser mais longo. Muitas vezes os jovens apaixonavam-se e casavam mais tarde.

O festival Lupercalia foi mais tarde adaptado pela Igreja cristã, que pretendia abolir as festividades pagãs. O sorteio dos nomes das raparigas foi sendo substituído por nomes de santos, e o ritual foi “apadrinhado” por São Valentim, que tinha morrido, precisamente, a 14 de Fevereiro de 269 d.C.
A data coincidia, também, com o início da época de acasalamento das aves.
O nome “Lupercalia” deriva de “Lupus”, lobo em latim. “Lupercal” era a gruta sagrada onde a loba tinha alimentado os gémeos Rómulo e Remo, fundadores de Roma. Todos os anos, a 15 de Fevereiro, os sacerdotes reuniam-se nesta gruta e sacrificavam pequenos animais, tiravam-lhes a pele e tocavam nas pessoas com tiras de pele dos animais, para curar a esterilidade. Daí a associação entre esta altura do ano e o amor/sexo.

08/02/06, 23:07  
Blogger David said...

Como podem ver há muitos motivos para festejar o dia de S. Valentim

08/02/06, 23:12  
Anonymous Anónimo said...

Credo!!
Tanta gente amarga e avessa a este dia!
Apesar do evidente oportunismo e espírito comercial da coisa, eu prefiro encarar a data como um bom pretexto para mimar AINDA MAIS a nossa Cara-Metade.
:-)

14/02/06, 10:10  
Anonymous Anónimo said...

Feliz dia dos namorados, ana!!!!!!! :)

15/02/06, 22:48  
Anonymous Anónimo said...

ANA MARIA
hoje decidi vir ver as news... e olha logo o teu último post!!! e com direito a comentário da s.cristina e td! pois olha eu ofereci um saquinho de ovinhos kinder ao sergei do meu coração, mas FICA DESCANSADA não foi por ser esse dia, q é igual a tds os outros... foi apenas (mais) um mimo! afinal a viagem de regresso é d 3 horas... grande seca.. bem, vê lá s apareces no msn!!
n.cristina

19/02/06, 15:36  

Enviar um comentário

<< Home