sexta-feira, junho 20, 2008

É de ir às lágrimas..

..de indignação e revolta! Comprei uma edição com as alterações do novo acordo ortográfico.... Fiquei sem palavras perante tamanha barbaridade! Algumas até se poderão justificar, agora outras....
Além do que se antes a nossa grafia se regia por regras inteligentes... agora quase que nos passamos a reger por regras de adivinhação!
Um exemplo: se um dia derem de caras com o termo "conceção", cuidado! Não o leiam no sentido nem com a entoação de "conceder" (ou seja, a segunda vogal fechada)... não é nada mais nada menos que a velhinha "concepção"... ops! o "p" abria a vogal "e"?... epah..... é aqui que entra a arte de adivinhação, penso eu. A menos que a intenção seja passar a fechar a vogal, como ditariam as regras. Mas... e quais são então as regras actuais? Ah! o mesmo se aplica a "receção", que não aponta para crise mas para a "recepção"..... Se bem que acho que a crise está mesmo instalada :S....

Existem outros exemplos.... tristes!

1 Comments:

Blogger zarah said...

O que é que me fazem se me recusar a escrever como "eles" querem???? Prendem-me? Nosso rico português... dá dó ver-te esquartejado...

21/06/08, 21:54  

Enviar um comentário

<< Home