sexta-feira, março 23, 2012

Gente da minha terra

Hoje o Rui adoeceu. Nada de grave. Mas teve de recolher. No final do dia de trabalho, peguei no meu carrinho de compras e lá fui sozinha. Compras vagarosas, com tempo para apreciar capas de livros, produtos diferentes, magicar receitas novas enquanto lia rótulos.... regressei do Continente no mesmo passo vagaroso. Ao passar o Lidl, perto dessas 21h, cruzei-me com 2 ciganos (um de meia idade, ou outro na casa dos 30). Segue-se o diálogo, encetado entre mim e o mais velho:
Eu: Boa noite
Ele: Boa noite
(pausa)
Ele: Então hoje vai sozinha? O Rui não vem consigo?
Eu: Ficou por casa, tá adoentado. Sabe, estas gripes e constipações que por aí andam...
Ele: Ui! Eu também apanhei. Mas olhe, sabe o que é que faz? Quando chegar a casa, acenda o lume, e deite-lhe umas ramas de pinheiro verde. Faça-o respirar o fumo! Ele fica logo bom!
(aqui já estava parada, pois seguiu-se um relato da experiência pessoal, a atestar a eficácia da mezinha e uma insistência para que a fizesse).
Eu: Só conhecia com rama de eucalipto! Muito obrigada pela ideia! As melhoras para si também!

Segui o meu caminho satisfeita com este diálogo e pensativa. Trabalhar com famílias "multidesafiadas" (como os doutores de agora chamam) e de grupos sociais distintos enriquece-nos grandemente e faz-nos abordar a vida de várias formas e olhares.
Eram 21h. Segui sozinha pela estrada escura e deserta, puxando o meu carrinho a abarrotar. E de repente senti-me segura. Tranquila. Senti-me feliz por conhecer e ser conhecida destas gentes da minha terra. Sei que muitos os evitam. Assim como a outros. Muitos têm inúmeras razões para tal, outros têm o racismo e a xenofobia como única razão. Posso dizer que não foi uma escolha minha. O meu trabalho levou-me por estes rumos. Mas hoje em dia olho para trás e fico contente por este rumo. O coração aquece quando sorrimos para aqueles a quem a cidade chama nomes, agride, vira costas. Há meninos que são ignorados e enxotados desta sociedade. Neste fim de noite, gosto de pensar que no local onde trabalho esses meninos podem ir a um pc, usar o wc, receber um sorriso, serem ouvidos, serem chamados pelo nome, serem cumprimentados quando chegam :)
Quão bom seria se todos déssemos a todos uma hipótese!

3 Comments:

Anonymous sara f said...

luv this :)

23/03/12, 21:48  
Blogger bitas said...

li o teu texto ontem pela manhã mas depois fomos passear ao centro de Oxford e não consegui comentar.
adorei adorei adorei o que escreveste. sabes que é algo que me diz muito não sabes? :)
os nossos caminhos não são os mesmos que os caminhos de Deus e a maneira como tu e o teu Rui se têm deixado conduzir, é uma inspiração. continua a fazer parte dessa gente ;)

24/03/12, 16:04  
Blogger Rute Carla said...

muitos sorrisos deste lado ao ler o texto. :)

03/04/12, 10:05  

Enviar um comentário

<< Home