segunda-feira, dezembro 28, 2009

Meteo @ Azores

As recentes notícias na tv e os telefonemas e sms de algumas pessoas levaram-me a escrever este texto...

Tenho vivido dias completamente fora do comum. Desde a chegada à ilha, concretizada por uma dificílima mas excelente aterragem, seguida de uma viagem de carro até ao Nordeste, por entre chuvas torrenciais e enxurradas de água sobre a estrada.... Tenho sido premiada com grandes espectáculos da natureza! O vento tem sido nota dominante. Um assobiar ensurdecedor. A última vez que me lembro de um vento quase tão forte foi em Faro, 100 Km/h. Este ultrapassa de longe. A chuva também tem sido companhia e ontem, por entre vento e granizo, foi um dilúvio autêntico vindo das terras em redor da casa. Autênticas cascatas a galgar muros, torrentes de água vindas dos pastos que não tem capacidade para reter a pluviosidade e também das nascentes nas encostas que rebentaram em força. Um cenário singular. O mar, esse, bem encrespado e com ondas a perder de vista. "Ondas de 8 metros", informou o meu sogro á hora do almoço. Temos passado por noites com longos períodos sem luz, sem rede nos telemóveis, completamente isolados.
Hoje espera-me uma viagem até Ponta Delgada, o palco de algumas imagens televisivas. Pelo caminho, árvores caídas, bocados de estrada abatidos, quedas de água.

Podem-me chamar insensata, mas contemplar tudo isto não me assusta. Fascina-me! Muito! Faz-me correr para a janela a cada ruído novo, sair de casa no meio da tempestade e ver de perto estes fenómenos. Hoje de manhã, contemplava o cenário à porta de casa e um magnífico e imponente arco-íris erguia-se à minha frente. Parecia dizer: "Aquietai-vos". E eu sinto essa quietude. Eu vivo-a :) Eu sei que Quem criou céu, terra e mares está no controle. E esse arco-íris é a lembrança do pacto. Obrigada, Senhor!
Rapidamente surgiu uma tempestade no mar e outra na montanha atrás de mim, enquanto ainda havia um resto de céu limpo acima da minha cabeça. Mais rapidamente outros dois arco-íris vieram lembrar os corações intranquilos: "Aquietai-vos".

1 Comments:

Blogger Silvia Narciso said...

Oh!!! A Ilha Verde! Que linda que deve estar!
Tenham cuidado com vocês, sim?

01/01/10, 12:31  

Enviar um comentário

<< Home