quinta-feira, novembro 26, 2009

Usos e costumes

De tanta coisa que adoptamos vinda do exterior, pena que esta ainda fique de fora. Trouxemos as comemorações do Halloween, as roupas "quentes" do Carnaval brasileiro que em nada se apropriam à nossa estação, mas ainda (tenho esperança) não trouxemos o dia de Acção de Graças.

Comemora-se hoje nos Estados Unidos e no Canadá. O Thanksgiving é um feriado observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações. É geralmente um dia em que se utiliza o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja e orações. Nos Estados Unidos também inclui a prática de futebol americano.

Charles Swindoll disse a propósito deste dia:
«Hands down, Thanksgiving is my favorite holiday. It highlights the home and family. It is synonymous with stuff that can be found only at home - early morning fussing around in the kitchen, kids and grandkids, long distance phone calls, holding hands and praying before that special meal»

Alguém me poderá dizer que o Natal é a nossa festa da família. Talvez até seja por aí. Mas está muito pervertido no seu significado original. Jesus ficou lá para trás. Até o Pai natal parece ter caído em desuso. Agora, são as mascotes das superfícies comerciais que imperam, com mensagens de sensualidade e violência para crianças, e definitivamente parou no reino das prendas e brinquedos. É estranhamente saudosista ver uma imagem publicitária em que é enaltecida a família nesta quadra. Promove-se o espírito festivo do consumismo para menores e fora de casa para maiores. Já não é dado adquirido que o Natal se passa em família e os planos estão mais concentrados na folia da noite de fim de ano. A pergunta do dia já não é só "Onde vais passar a passagem do ano?" mas também "Onde é que vais passar o Natal?". Tristes tempos estes!

Dado o rumo das coisas hoje em dia, é urgente que se criem momentos objectivamente familiares e com o foco correcto. Thank God for the Thanksgiving day! Também quero um desses no meu país!

1 Comments:

Blogger Rute Carla said...

Eu tb quero! Já há anos que eu e a sis falamos em começar a celebrar cá, mas depois escapa sempre. Para o ano comemoramos... k tal?
faz sentido tirar um dia por ano apenas para agradecer, de modo mais específico Aquele que tudo nos dá e aos que estão à nossa volta, acompanhando o nosso viver. É um feriado bonito!
beijinho.

07/12/09, 04:47  

Enviar um comentário

<< Home