domingo, novembro 08, 2009

Leituras numa tarde retida em casa....

DAS COISAS
A bengala, as moedas, o chaveiro,

a dócil fechadura,
essas tardias notas
que não lerão meus poucos dias
que restam,
o baralho e o tabuleiro,
um livro e dentro dele
a esmagada violeta,
monumento de uma tarde
por certo inolvidável e olvidada,
o rubro espelho ocidental em que arde
uma ilusória aurora.
Quantas coisas,
limas, umbrais, atlas, copos, cravos,
nos servem como tácitos escravos,
cegas e estranhamente sigilosas!
Durarão para além do nosso olvido
e nunca saberão que já nos fomos.
Jorge Luís Borges


"... Hoje sou pastor de rios, sentinela de colinas, mirante das fortalezas nas ameias das neblinas... é por mim que à noite os ventos vêm chorar sobre as ruínas..."
António Estebanez


"... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente.
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."
Miguel Sousa Tavares



Foram poemas / frases que me despertaram a atenção... não porque concorde necessariamente com eles (como o último), mas que me fazem pensar...