muitos retalhos

sábado, abril 28, 2012

Arrepios....

Na eminência do futuro (2012), lembra-se a experiência do passado (2010)

segunda-feira, abril 16, 2012

Saída de emergência

Estava com o Leandro na Escola Secundária, numa sessão para uma turma, quando nos avisaram de que iria haver um simulacro. "Lá se foi a sessão"- pensei. Tudo começou na normalidade e lá pelo meio..... trrimmmm... tudo a sair em fila em direcção aos campos de futebol. Um bombeiro à entrada do bloco a confirmar junto dos professores se estavam todos os elementos e lá fomos nós em direcção ao campo. Após umas breves palavras do Director, confirmando o êxito da iniciativa, tudo regressou à normalidade. Então, porque raio estarei eu a escrever isto aqui? Ora bem, lá nos longínquos mil e troca o passo, quando ainda eu era teenagerzita e estreei aquela escola, também eu tive direito a presenciar um simulacro de incêndio e..... ou hoje em dia o perigo relativizou-se ou a crise já atingiu o orçamento dos simulacros! Deixem-me partilhar convosco o nosso simulacro:
tocou a campainha, tudo a sair em fila indiana para o exterior da escola. Ficámos todos quietinhos no passeio oposto à frente da escola, onde presenciámos um magnífico teatro de operações. Parte 1: a busca nas salas! Vários alunos foram escolhidos para ficar feridos em várias salas, debaixo de vários objectos, sem que os bombeiros soubessem onde. Toca de procurar, simular assistências médicas no local. Era uma alegria observar ambulâncias a chegar, carros de bombeiros, tudo ali à nossa frente, permitindo-nos ver como fazem as coisas, nomeadamente, assistências a feridos na ambulância. Foi o delírio ver colegas a descer do primeiro andar em mangueiras gordas!!! E nós ali a "checkar" se eles tinham encontrado os feridos todos "ainda falta a....!!!". Parte 2: o fogo no exterior! os bombeiros criaram situações de fogo real, com imensas demonstrações e todos os que quiseram tiveram direito a experimentar coisas como extintores, macas insufladas.... Foi o delírio!!! Acho que a simples caracterização dos colegas, todos "ensanguentados" já foi uma animação!!!
Foi uma manhã em cheio, da qual ainda hoje tenho retalhos na memória. Agora imaginam, quando me dizem que vou assistir a outro simulacro, imediatamente entrei a cápsula do tempo e imaginei outro cenário destes. E assim não foi! :(

sexta-feira, abril 06, 2012

o tempo de hoje

«Já era quase a hora sexta e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona» Lucas 23:44

Foi assim, no momento em que Jesus morreu. É assim, todos os anos, calhe a sexta-feira santa onde calhar no calendário. A natureza lembra-nos esse momento de dor e de vitória. Hoje, entre o meio-dia e as três da tarde, o céu ficou chumbo e Ponte de Sor voltou a receber uma chuvada bem grossa e violenta.

PS: Hora sexta era o equivalente ao meio-dia.