muitos retalhos

terça-feira, outubro 25, 2011

Post 333

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Luís de Camões

domingo, outubro 09, 2011

A propósito do tempo.... lamentações e formatações....

Deambulo assiduamente por blogs e redes sociais, quer de amigos, conhecidos, conhecidos de conhecidos, completamente desconhecidos, clicks fortuitos e eis a minha constatação dos últimos tempos: Após o queixume continuado do Verão pobre, do frio interminável, ultimamente é grande a onda de espanto e já algum lamento sobre o arrastar do tempo quente, e eu fico a olhar.... como o Homem é insatisfeito, como o Homem é ingrato, como o Homem é formatado, como o Homem é quadrado! Porque não vivemos cada dia, aproveitando ao máximo aquilo que recebemos? Porque passamos o tempo a queixarmo-nos do que não temos e, quando temos, queixamo-nos por termos?? A nossa formatação é tão grave, ao ponto de vermos gente aflita por querer comprar roupa de inverno (que de resto povoa as montras e lojas) e ainda não estar tempo para isso!!! Damos com lamentos do corpo a ressacar porque querem beber bebidas quentes e o tempo pede uma água fresca!!!! Neste momento, acho que os únicos que têm direito a queixas são os agricultores dos cereais, cujas sementeiras não estão a vingar pela falta de água, e, assim sendo, ficam sem alimento para os animais no tempo frio. Mas até estes, pûs-me eu a pensar! Até estes, face às temperaturas altas, porque não aguardaram? Porque semearam teimosamente? "Porque todos os anos é assim"? Agora perderam toda a semente lançada à terra. E já estão a gastar as reservas do estio. Mas ainda assim.... pode-se considerar legítimo.
Plantei as minhas alfaces compradas na Feira. Logo me perguntaram: "mas, está no tempo delas?" Pois é, o que as alfaces precisam é de sol... as minhas ali estão, bem viçosas, todas teenagers, a quererem ganhar o mundo! Crescidas, as meninas! E em Outubro!!
Ah Homem previsível e formatado este! Depois queixamo-nos de vidas rotineiras, de dias sem sabor... somos nós que os fazemos assim! O Homem queixa-se mas gosta! E gosta de se queixar! Não sabe viver de outra maneira!!
Para quando o aproveitar cada dia?? Para quando o cumprimento efectivo de frases bonitas que enchem páginas da net e que fica tão bem dizer e tanta aceitação têm na sua comunidade de leitores, tais como "Carpe diem" e coisas do género?? O fado pode ser característica do povo português mas.... não estão já a exagerar com tanto queixume?? É que só falta virem falar da quantidade de oxigénio que se respira, ou coisa do género!!!!