muitos retalhos

sexta-feira, julho 22, 2005

I'll be back

Meus queridos e queridas leitores e leitoras portugueses e portuguesas, vou-me retirar durante quinze dias mas lá para 7 de Agosto dou à costa! Fiquem bem! E vão comentando!

quinta-feira, julho 21, 2005

pelos caminhos de Portugal #10

É um bom número para fechar esta ronda. Visitei muitos mais sítios, claro, todos eles com qualquer coisa (Castelo Branco, Guarda, Vieira do Minho, o meu querido Alentejo (litoral e interior) e a sua grande e lindíssima cidade de Évora, mais uns pingos de Algarve...). Mas estes que salientei aqui nestes dez capítulos eram locais que "mexeram" especialmente comigo...
Claro... daqui a alguns dias virão os Açores... mas esse merecem especial destaque. Outro sítio com o selo "vai mas não estragues".
Boa viagem e não se esqueçam... já diz o slogan "Vá para fora cá dentro".
Vão mesmo! Não se arrependerão!

pelos caminhos de Portugal #9

Agora acabaram-se as fotos... com muita pena minha. Vou falar-vos duma aldeia que aconselho vivamente uma visita mas que infelizmente, com muita pena mesmo, não tenho fotos. É Almeida. Vão! Vão!Vão! Nunca viram nem verão nada assim!

terça-feira, julho 19, 2005

Serra da Estrela #3


Um final de dia bem frio

Serra da Estrela #2


A grande estreia do Rui.

Serra da Estrela #1


Água é o que não falta por lá... em estado sólido, claro

pelos caminhos de Portugal #8

E chegámos ao ponto mais alto de Portugal Continental... a Serra da Estrela! Os comentários... bem... deixo-os para a Cláudia, que acredito que me vai deixar um comment digno de um panfleto de turismo!!

sexta-feira, julho 15, 2005

Aveiro #2


E claro, a imagem característica de Aveiro! Além dos ovos moles, é claro, mas a esses não deu tempo de tirar a foto! Eheh!

Aveiro #1


Bom, eu sei que sou um bocado exagerada com faróis mas... este de Aveiro merecia uma foto, digam lá se não merecia?!

Braga #5


O café histórico. Comparável ao "Brasileira" em Lisboa ou ao "Aliança" em Faro, mas com preços incrivelmente baixos. Café Vianna. Um nome a não esquecer.

Braga #4


As traseiras da Universidade do Minho

Braga #3


Ainda no jardim

Braga #2


No jardim

Braga #1


Há quem veja Braga por um canudo... nós vimos do Bom Jesus e gostámos imenso!

pelos caminhos de Portugal #7

Bem, e no interior, a paragem faz-se na bonita cidade de Braga. Uma cidade realmente bela. no regresso, uma pequena paragem na, também bonita, cidade de Aveiro. Duas belas localidades. Não vou fazer o tradicional itinerário de lugares a visitar porque penso que nem eu descobri todos os que mereciam a minha atenção. Vão e descubram vocês mesmos!

Sesimbra #3

Sesimbra #2

Sesimbra #1

Portinho da Arrábida #2

Portinho da Arrábida #1

quinta-feira, julho 14, 2005

pelos caminhos de Portugal #6

Bom, e esta vai ser a minha última referência à costa. Seguidamente rumarei ao interior. Vou mencionar dois locais, que conheci à relativamente pouco tempo, mas que me deixaram uma boa impressão. Muito boa. Refiro-me à bela praia do Portinho da Arrábida (um verdadeiro refúgio) e Sesimbra. Penso que as fotos (quase) falam por si. Marta, agora podes ser tu a guia, pois falarás com conhecimento de causa.

quarta-feira, julho 13, 2005

Zambujeira do Mar #3


Pronto, o Sr. João lá entrou em acção... The End!

Zambujeira do Mar #2


Mas as pedras não deram muito efeito... a aceleração é que fez um efeito bem jeitoso à assistência!

Zambujeira do Mar #1


Aqui ainda punhamos pedras debaixo das rodas para tentar sair de lá.

pelos caminhos de Portugal #5

Bom, e como o prometido é devido, cá vamos nós rumar a norte. E a primeira paragem é na pacata Zambujeira do Mar. Não a Zambujeira dos festivais, onde tudo é desordem, barulho, lixo e confusão. (Festivais.... outro belo tópico de artigo! Não esquecer!) A Zambujeira alentejana.... aquela que, infelizmente, não regressará. Aquela que nós encontrámos, Manu&Nélia, à nossa espera com praias limpas e (quase) desocupadas; uma simplicidade nos bares, onde se pede uma cerveja e nos trazem uma tábua de queijo, chouriço e pão; belas travessas de caracóis num final de tarde calmo, tranquilo; enfim.... vão lá, fora de alturas de confusão. Tem parque de campismo, tem mercado com fruta fresquinha... E por falar no Manu e na Nélia, a sequência de fotos que se apresenta foi de um episódio com final feliz, em que nos atolámos lá para os lados da Zambujeira. Se vos acontecer o mesmo é só procurar o Sr. João que ele livra-vos da embrulhada... a pagar, é claro!! Eheh!!

segunda-feira, julho 11, 2005

Ilha Deserta #1


Um dia bem passado na Deserta!

pelos caminhos de Portugal #4

Bom, vou terminar a ronda pelas "ilhas continentais" fazendo apenas referência a duas que, apesar de não serem tão significantes para mim como as anteriores, são dois locais curiosos e engraçados para se conhecer:
a Ilha Deserta - o nome diz tudo (bem, há lá um restaurante, mas é só)
a Armona - uma ilha com construções muito similares às da Ilha do Farol (daí a sua menção aqui) mas que perde muito para esta em termos de praia.
E, posto isto, deixo o Algarve rumo a norte.

Ilha de Tavira #1


O areal a perder de vista!

pelos caminhos de Portugal #3

A próxima estação também está rodeada de água por todos os lados: A Ilha de Tavira! É a outra Isla Magica do nosso bonito Algarve. Esta então é altamente recomendável. Outra de areias quentes e sol escaldante. Uma água límpida, que chama por nós, qualquer que seja a hora do dia. A ilha está equipada com as infraestruturas necessárias para proporcionar um tempo esplêndido: parque de campismo, wc's com duches, bares, restaurantes, sombreros, espaço para desportos, para piqueniques... e um areal a perder de vista (e se tiverem a oportunidade única, como eu e a Nélia tivemos, de ver plâncton!)! De noite adquire um ambiente completamente mágico. Não vou levantar muito o véu. Desafio-vos a irem até lá. Não se arrependerão. Acreditem que é um sítio único! Ah! Esta também é para usar e não estragar!
Ps: recomenda-se muito protector solar, água e fruta fresca!

Ilha do Farol #1


Ao atracarmos na ilha, é esta imponente construção que nos dá as boas vindas. Sigam-no!

pelos caminhos de Portugal #2

Bom, seguindo por terras Algarvias, a próxima paragem é num local de areias quentes, sol escaldante, águas agitadas (tem dias)... a sempre bela Ilha do Farol! Local de eleição para muito bronze (dos supersónicos), e antes do bronze, para muita pele vermelha. Antiga fiel depositária de um velho lobo do mar (esse também já era!), aquela ilha fervilha! Seja de dia com o mar, a praia, os pontos de "abastecimento alimentar" -uns mais acessíveis que outros (e a gente que o diga, não é Sílvia&Nélia?)- seja de noite, com concertos do outro mundo... Enfim, também temos uma Isla Magica, é verdade! Vão lá, mas não estraguem!!
Manu, agora não te queixes que não falei do Farol!

domingo, julho 10, 2005

Faro #6


Outro final de dia bem bonito!

Faro #5


Quando chegava a casa do trabalho, no final da tarde, fui bastantes vezes presenteada com este espectáculo maravilhoso. Um final de dia em grande!

Faro #4


E do lado direito, ainda de costas para Faro, apresentam-se localidades, como Montenegro.

Faro #3


O que se consegue ver de Faro a partir da tal ponte sobre a Ria.

Faro #2


De costas para Faro, numa ponte sobre a Ria Formosa, esta é a vista para o lado esquerdo. Num final de tarde bem agradável. Mais ao fundo vê-se o local onde se apanha o barco para as ilhas (Farol, Deserta).

Faro #1


A famosa doca em Faro, bem cheia

pelos caminhos de Portugal #1

Então vamos começar... pelo Algarve! Pois claro! E por uma cidade que não se pode dizer que seja uma atracção turística (desculpa lá Susanita, mas sabes que é verdade) mas tem os seus encantos e afinal de contas, acolheu-me desde 1995 até 2003: FARO. Digamos que quase que é uma segunda casa. Conhece-se os cantos todos, sabe-se onde comer bom e barato, onde deixar o computador a arranjar, onde o peixe é mais fresquinho, onde os caracóis são bem cozinhados, onde o galão é clarinho, onde as fotocópias são rápidas... enfim... tanta coisa que haveria para falar... isto sem entrar na vida académica/universitária (como queiram). Este último merece um artigo à parte desta temática e cheio de referências!! Para todas as pessoas que conheci em Faro (farenses e não só) um abraço bem bem apertado! Temos que nos encontrar!

pelos caminhos de Portugal - intro

Bom, tenho andado a dar voltas à cabeça a pensar por onde comece... ordem cronológica? norte-sul? Bah! Resolvi esquecer as ordens convencionadas e ir pela ordem que o saudosismo ordena! Sim, porque, o meu objectivo não é fazer um roteiro de todos os sitios onde passei, e sim apenas aqueles que me pedem para lá voltar. Aqueles que levam o rótulo "até breve".
Fasten your seatbelts, please!

sábado, julho 09, 2005

viagens na minha terra

Bom, politiquices à parte, vou iniciar aqui uma viagem pelos lugares que mais me fascinaram em Portugal. Acredito que isto se deva um pouco ao facto de hoje ter começado a ler o livro "Instruções para visitantes" da Helen Stevenson. Uma obra muito descritiva, cuja acção se desenrola numa pequena vila no sul de França e que nos obriga a uma viagem virtual, bastante apaixonante! São sempre bem-vindas estas obras que nos fazem sonhar... "voar"!

a arte de afundar um país - parte III

Bem, espero encerrar este assunto por aqui... é que ainda me falta comentar a outra parte... nós, cidadãos deste lindo país. Porque ainda que a parte política tenha a faca e o queijo nas mãos, nós também podemos ajudar a não meter tanta "água" neste país.
Como? Simples! Quando vocês vão às compras, preocupam-se em comprar produto nacional? Isto pode parecer utópico, sei lá, mas os espanhóis, por exemplo, preocupam-se em comprar produto espanhol antes de qualquer outro e o resultado está à vista! Temos de aprender a ser portugueses, a gostar do que se faz em Portugal e, acima de tudo, a consumir o que se faz em Portugal!
Nota: Querem uma ajudinha? Olhem para o código de barras do produto. Se tiver um 5 antes do início dos números equivalentes ao código, têm em vossas mãos um produto nacional!!

a arte de afundar um país - parte II

Bom, hoje estou para aqui virada...
Ontem, por razões inexplicáveis, resolvi conceder algum tempo de antena aos políticos do nosso país. Para tal, durante a tarde, estive a assistir ao debate que estava a decorrer na Assembleia da República. De entre muita coisa proferida, uma bancada (que não vou identificar qual, pois não é isso que está em causa) propôs ao executivo a revisão dos salários XXL atribuídos a cargos da função pública (ou seja, que nos saem do bolso), sendo que, do ponto de vista deles, ninguém no país deveria ganhar mais do que o Presidente da República ou do que o Primeiro Ministro. Até achei a proposta sensata. Infelizmente o executivo não pensa o mesmo.

a arte de afundar um país

Não vou perder muito tempo a comentar posições políticas/partidárias. Apenas gostaria de deixar ideias de reflexão...
- empresas encerram em Portugal, deixando centenas de pessoas desempregadas para irem para sítios com mão de obra mais barata (e também qualificada)
- o IVA sobe para 21%, ainda que os ordenados permaneçam no mesmo pé (os do povo, claro)
- e continuamos a deixar que as tropas chhinesas invadam o nosso território... sem impostos!!!

Desempregado e com as coisas mais caras, a tentação do português comum é ir dar a espreitada ao oásis chinês... consequentemente é um freguês a menos para o comércio nacional, ou pelo menos nas superfícies que pagam impostos em Portugal. Pergunta: o dinheiro entra nos bolsos de quem?? E que país deixa de receber, por não cobrar o imposto sobre esse produto??
Resultado: Portugal leva dois tiros no porta-aviões!!
Não me espantarei se daqui a dias o IVA sofrer novo aumento!

quinta-feira, julho 07, 2005

Dia 0

Bom, infelizmente este dia não ficará marcado pelas melhores razões. E razões destas nunca apetece comentar. A única coisa que me ocorre é: "E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores" (Mt 24:6-8)

Muitos retalhos

Dia 7 do 7... começo no dia certo!!
Bom, lá me decidi a juntar-me à comunidade bloguísta com mais um grão de areia nesta praia de livre expressão!! A vontade já era alguma, mas o pior era arranjar nome... que isto de dar nome às coisas tem muito que se lhe diga!!
E assim surgiram e com certeza surgirão muitos retalhos. Afinal, assim se constrói a vida! Uma bela manta de retalhos, uma notável obra de patchwork. Uma vez que jamais poderei deixar aqui todos, fico-me pelos "muitos retalhos".

E para ti que vieste aqui parar.... aparece e comenta! Serás sempre bem-vindo!!